quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Atividade do Módulo IV da Formação do ProUCA - Pré II

SEQUÊNCIA DIDÁTICA

Autoria: Eliane Horst
Iraci Müller

Instituição: EMEF Waldemar Schmitz
Nível de Ensino: PRÉ II
Disciplina: Matemática

Dados da aula

Tema: Aprender Matemática brincando

Objetivo: Compreender a representação numérica e relacionar com a quantidade e a escrita do número.

Recursos Pedagógicos: Serão utilizados materiais concretos alternativos como tampinhas de garrafas, a escrita de números em EVA .

Estratégias e Recursos:

1º momento: Sensibilização para a atividade e apresentar aos alunos os materiais concretos que serão utilizados na atividade.

2º momento: Familiarização com o material, isto é, deixar as crianças agrupar e brincar livremente as peças.

3º momento: Introduzir o conceito de número, nesse momento os alunos representarão a quantidade de acordo com a solicitação verbal da professora.

4º momento: Representação do número (símbolo) e a quantidade respectivamente.

5º momento: Representação do número (símbolo), a quantidade e a palavra escrita do numeral respectivamente.

6º momento: Após a compreensão do conceito de número, os alunos fizeram atividades envolvendo jogos utilizando o UCA , com o programa educacional Gcompris.

6º momento: Registro dos momentos com vídeos e fotos.

7º momento: Produzir um vídeo com as atividades desenvolvidas pelos alunos, utilizando o programa Kdenlive.

Avaliação: Apresentação dos alunos realizando a atividade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário