quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Atividades do Módulo IV da Formação do ProUCA - História

Sequência didática

Autores: Espedito Pauli e Andreia Silveira Camillo

Instituição: EMEF Waldemar Schmitz

Disciplina: História

Tema: Socialismo

Dados da Aula
Título: Socialismo: Vietnã e Cuba

Objetivos
# Refletir sobre o conceito socialismo, processo e revolução
# Trabalhar os processos históricos que conduziram ao socialismo no Vietnã e em Cuba
#Evidenciar o impacto da Guerra Fria em Cuba

Duração: 6 aulas

Estratégias e recursos (por momentos, passos);

1º Momento:(1 aula)
Explicação sobre o trabalho: tema, didática do trabalho – criação de slide de imagens e audio explanando o assunto e como será a avaliação
Divisão dos alunos em 9 grupos e distribuição dos assuntos a serem abordados
Início da produção de texto

2ºMomento: (2 aulas)
Término da produção de texto
Procura das imagens e criação do slide

3º Momento: (1 aula)
Gravação do audio ou vídeo

4º Momento: (2 aulas)
Apresentação da produção dos grupos

Recursos complementares
Internet
BrOffice Impress

Recursos Tecnológicos
Uquinha
Pendrive
Filmadora
Projetor Multimídia

Avaliação através dos critérios:
Colabora com o grupo de trabalho
Interpreta o texto
Faz esquema com as ideias principais
Demonstra conhecimento do assunto
Comunica-se com clareza


Relatório da Atividade do Módulo IV

    Algumas observações do trabalho realizado:
* Os alunos gostaram da atividade, foi a 1ª vez que construíram um trabalho que seria filmado. Percebemos que ocorreu o envolvimento de todos os grupos.
* Cada grupo escolheu a melhor forma para apresentação e do seu slide (imagens, texto...), isso aconteceu naturalmente e com muita facilidade no uso dos recursos tecnológicos. Alguns alunos não quiseram apresentar (hora da filmagem por não se sentirem à vontade), mas participaram da construção do trabalho.
* No momento da filmagem alguns alunos ficaram nervosos e não conseguiram apresentar, solicitaram a parada da gravação e iniciamos novamente.
* A captura de imagens para os slides foram realizadas em casa (tarefa) pois não existe rede de internet nas salas de aula.
* A edição do vídeo foi realizada pela aluna Vitória, que utilizou o programa Movie Maker.
* As orientações e acompanhamento do professor foram fundamentais para que a atividade tivesse seus objetivos alcançados.
    Considerações para melhoria da atividade:
* A parceria com outras disciplinas como geografia, português e ciências. Para isso seria necessário um momento para planejamento conjunto, isso não foi possível devido o período em que a atividade foi proposta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário