Sequência didática
Autores: Espedito Pauli e Andreia Silveira Camillo
Instituição: EMEF Waldemar Schmitz
Disciplina: História
Tema: Socialismo
Dados da Aula
Título: Socialismo: Vietnã e Cuba
Objetivos
# Refletir sobre o conceito socialismo, processo e revolução
# Trabalhar os processos históricos que conduziram ao socialismo no Vietnã e em Cuba
#Evidenciar o impacto da Guerra Fria em Cuba
Duração: 6 aulas
Estratégias e recursos (por momentos, passos);
1º Momento:(1 aula)
Explicação sobre o trabalho: tema, didática do trabalho – criação de slide de imagens e audio explanando o assunto e como será a avaliação
Divisão dos alunos em 9 grupos e distribuição dos assuntos a serem abordados
Início da produção de texto
2ºMomento: (2 aulas)
Término da produção de texto
Procura das imagens e criação do slide
3º Momento: (1 aula)
Gravação do audio ou vídeo
4º Momento: (2 aulas)
Apresentação da produção dos grupos
Recursos complementares
Internet
BrOffice Impress
Recursos Tecnológicos
Uquinha
Pendrive
Filmadora
Projetor Multimídia
Avaliação através dos critérios:
Colabora com o grupo de trabalho
Interpreta o texto
Faz esquema com as ideias principais
Demonstra conhecimento do assunto
Comunica-se com clareza
Relatório da Atividade do Módulo IV
Algumas observações do trabalho realizado:
* Os alunos gostaram da atividade, foi a 1ª vez que construíram um trabalho que seria filmado. Percebemos que ocorreu o envolvimento de todos os grupos.
* Cada grupo escolheu a melhor forma para apresentação e do seu slide (imagens, texto...), isso aconteceu naturalmente e com muita facilidade no uso dos recursos tecnológicos. Alguns alunos não quiseram apresentar (hora da filmagem por não se sentirem à vontade), mas participaram da construção do trabalho.
* No momento da filmagem alguns alunos ficaram nervosos e não conseguiram apresentar, solicitaram a parada da gravação e iniciamos novamente.
* A captura de imagens para os slides foram realizadas em casa (tarefa) pois não existe rede de internet nas salas de aula.
* A edição do vídeo foi realizada pela aluna Vitória, que utilizou o programa Movie Maker.
* As orientações e acompanhamento do professor foram fundamentais para que a atividade tivesse seus objetivos alcançados.
Considerações para melhoria da atividade:
* A parceria com outras disciplinas como geografia, português e ciências. Para isso seria necessário um momento para planejamento conjunto, isso não foi possível devido o período em que a atividade foi proposta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário