Autoria: Nilva Salete Koch
Iraci Müller
Instituição: EMEF Waldemar Schmitz
Nível de Ensino: 2º ano do Ensino Fundamental
Disciplina: Matemática
Tema: O uso de material concreto no ensino e aprendizagem da matemática nos anos iniciais.
Dados da aula
Título: Introdução à operação da multiplicação e divisão de números naturais no 2º ano do Ensino Fundamental utilizando material concreto.
Objetivos:
- Explorar o uso do material concreto no auxílio da compreensão do conceito da operação de multiplicação e divisão.
- Construir e desenvolver as conexões necessárias para que operações mentais sejam desenvolvidas e coordenadas.
- Desenvolver paralelamente as operações com material concreto e formal utilizando o caderno.
- Explorar sites de jogos matemáticos que envolvam a multiplicação e divisão.
Recursos Pedagógicos:
MATERIAL DOURADO
O Material Dourado foi criado pela médica italiana Maria Montessori (1870-1952), para ela a educação deve ser efetivada em etapas gradativas, respeitando a fase de desenvolvimento da criança, através de um processo de observação e dedução constante, feito pelo professor sobre o aluno. O material é composto por peças de madeira de quatro tipos:cubinho de 1cm3
barra de 10cm3
placa de 100cm3
cubo de 1000cm3
Estratégias e Recursos:
1º momento: Sensibilização para o tema multiplicação e divisão. Contextualizar situações reais onde são utilizadas as operações em estudo.
2º momento: Apresentar os materiais concretos: Material Dourado (deixar as crianças agrupar livremente as peças, familiarização com o material).
3º momento: Introduzir o conceito de multiplicação, demonstrando ser uma adição de parcelas iguais, demonstrando com o material dourado. Em seguida apresentar a divisão como uma operação inversa da multiplicação.
4º momento: Na sequência trabalhar com o material e, passo a passo, escrevendo o cálculo formal, fazendo uma associação entre o manuseio do material e o algoritmo.
5º momento: A seguir sem o material, escrever a conta, representando uma operação que é concreta porque corresponde ao manuseio. Desse modo o material dourado faz uma ponte entre os objetos do cotidiano e os números, até que o aluno entre no estágio das operações formais. Com o material dourado formamos símbolos de números, portanto, ficando entre os objetos e os signos.
6º momento: Registro dos momentos com vídeos e fotos.
7º momento: Produzir um vídeo com as atividades desenvolvidas pelos alunos, utilizando o programa Kdenlive.
8º Explorar sites de jogos online no ambiente tecnológico ou com o UCA.
Recursos complementares: Além do material dourado serão utilizados outros materiais concretos alternativos para fixação do conceito de multiplicação e divisão, como: tampinhas de refrigerante, canudinhos e outros.
Recursos tecnológicos: Apresentação de sites pedagógicos (jogos e atividades de multiplicação e divisão) utilizando o ambiente tecnológico da escola e o UCA (um computador por aluno). Exemplos de alguns sites:
http://www.imagem.eti.br/jogo_com_numeros/atividade_infantil_multiplicacao1.html
http://revistaescola.abril.com.br/swf/jogos/exibi-jogo.shtml?209_tabuada-2.swf
http://www.emundy.com/jogos_online/jogo.php?id=874
Avaliação: Apresentação dos alunos explicando a atividade e o conceito da multiplicação e divisão com ênfase em situações contextualizadas, isto é, a aplicação real da multiplicação e divisão. Em seguida a explicação da multiplicação e divisão utilizando o material concreto e registrando a atividade no caderno.
Relatório da Atividade do módulo IV
A atividade foi aplicada com uma turma do 2º ano do ensino fundamental da Escola Municipal de Ensino Fundamental Waldemar Schmitz. Os alunos compreenderam bem a proposta da atividade. A professora expôs de forma clara o objetivo e a metodologia de ensino empregada.
O tema proposto foi a introdução às operações de multiplicação e divisão de números naturais, e a metodologia proposta foi trabalhar com materiais concretos. Entende-se por materiais concretos qualquer material que possa ser utilizado com a finalidade de demostrar o sistema de numeração decimal, desde a representação de quantidade, assim como o valor posicional do número, alguns exemplos: tampinhas de garrafa, canudinhos, ábaco, material dourado entre outros.
Nessa atividade damos ênfase ao ensino e aprendizagem utilizando o Material Dourado. O uso desse material facilita a compreensão dos conceitos matemáticos pois a criança aprende com mais facilidade manuseando materiais concretos. Segundo Piaget a criança no estágio pré-operatório precisa ter experiências com a manipulação de materiais concretos.
Os alunos colaboraram com o andamento do trabalho, contribuindo para o bom desempenho dos colegas que sentiram alguma dificuldade. Os objetivos planejados pelas professoras foram totalmente atingidos, os alunos demonstraram a compreensão dos algoritmos na contextualização da multiplicação e divisão. Observamos que o uso do material concreto facilita a compreensão da construção de conceitos matemáticos.
Foram feitos vídeos e fotos durante as atividades realizadas em sala de aula, em seguida foi feita a criação de um vídeo utilizando o programa Kdenlive.
Na sequência das atividades os alunos foram ao ambiente tecnológico da escola ou com o UCA explorar alguns sites de matemática que envolvia a multiplicação e divisão de números naturais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário