quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Atividade do Módulo IV da Formação do ProUCA - 6º ano

PLANEJAMENTO DE AULA

Autoria:
Cristiane Liebl
Esmeralda Passold
Marize Holovaty
Pedro Bortoloti Jr.

Instituição: E.M.E.F. Waldemar Schmitz
Nível de Ensino: Ensino fundamental II - 6º ano
Disciplina: Matemática
Tema: Porcentagem e gráficos


Dados da Aula
Título: Porcentagem, gráficos e sua importância no dia a dia
Objetivos:
• Realizar cálculos de porcentagem de uma quantidade.
• Transformar dados em porcentagem em dados numéricos.
• Resolver problemas envolvendo noções de porcentagem.
• Interpretar dados ou informações em representações gráficas, tais como: listas, legendas, tabelas e gráficos.
• Construir representações gráficas, tais como: listas, tabelas e gráficos de colunas, no papel milimetrado e utilizando o BrOffice Calc.

Duração: 8 aulas
Conhecimentos Prévios: frações, números decimais.
Palavras Chaves: Tabelas, gráficos, porcentagem, frações e decimais
Atividades/ Metodologia: Conversação e observação sobre conhecimentos prévios que os alunos já possuem sobre porcentagem. Apresentar o conteúdo por meio de atividades contextualizadas, ligadas ao cotidiano do aluno. Propor aos alunos que pesquisem informações sobre porcentagem na internet, em jornais, revistas, anúncios de lojas entre outros. Pedir que recortem, por exemplo, descontos em promoções,diferença no valor pago à vista e a prazo, porcentagem de uma parte com relação ao todo, taxas de inflação,crescimento, desemprego, etc. Promover discussões sobre as informações obtidas de modo que os alunos interpretem o que cada uma significa. Criar situações problema com essas informações para que os alunos resolvam. Confeccionar um jogo da memória envolvendo porcentagens, frações decimais e números decimais para os alunos perceberem a relação que há entre eles. Propor atividades que levem os alunos a interpretar informações representadas em gráficos e tabelas e perceber que estes contribuem para a organização e leitura de informações. Explicar que os gráficos são utilizados em certas situações conforme suas características. Ex. : gráfico de linha, quando se quer representar a evolução de um fenômeno ao longo de um período;o gráfico de setores, também conhecido como gráfico de “pizza”, usado geralmente na visualização de partes de um todo. Dividir a sala em grupos de 3 ou 4 alunos e propor uma pesquisa sobre diferentes temas em sala de aula para elaboração e construção de um gráfico(time de futebol,programa preferido,laser), primeiramente organizando uma tabela com os dados coletados e depois escolhendo o gráfico mais apropriado. Utilizar papel quadriculado e régua para construir o gráfico em sala, observando os elementos principais, como título, nome do eixo horizontal,vertical, escala dos eixos e legenda. Após, utilizar o programa BrOffice Calc, para construí-los no uquinha. Imprimir expor em de sala de aula e ao final, analisar, descrever e comentar o perfil da turma, observando e levando em consideração as pesquisas e os resultados obtidos e apresentados através dos gráficos.
Recursos tecnológicos e estratégias: Computador, Internet, impressora, máquina fotográfica, revistas
Avaliação: Todas as atividades estão sendo avaliadas levando em conta o interesse, participação, organização, responsabilidade, criatividade em todo o processo da realização deste trabalho,levando em consideração se o trabalho foi concluído e se os objetivos propostos foram alcançados.

Relatório Final de matemática


Ao iniciar a atividade IV, conversamos sobre o assunto porcentagem, sua utilização e importância no dia a dia. Foram trabalhados conceitos básicos por meio de atividades contextualizadas e ligadas ao cotidiano dos alunos. Situações relacionadas à desconto em lojas, promoções, foram as mais citadas pelos alunos.

O envolvimento da família ocorreu com a pesquisa que os alunos fizeram sobre o assunto.

Os alunos confeccionaram e brincaram com o jogo da memória que envolve porcentagem, frações decimais e números decimais. Colaboraram com o andamento do trabalho, ficaram empolgados com as pesquisas, coleta de dados e a utilização do uquinha para a construção dos gráficos.

O cálculo de porcentagens aplica-se a quase tudo: desde o feirante até o cientista, todos precisam saber usá-lo.

Com o uquinha os alunos demonstraram disposição para aprender, havendo persistência em resolver as atividades, ajuda mutua entre os alunos, interesse em continuar as tarefas em casa. Os alunos se mostraram muito mais participativos. A maioria dos alunos compreendeu e mostrou muito interesse no assunto, sendo assim, de modo geral os objetivos foram atingidos.

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