sábado, 3 de dezembro de 2011

Atividade do Módulo IV da Formação do ProUCA - 5º ano

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL WALDEMAR SCHMITZ

Disciplinas:
Ciências
Língua Portuguesa
Matemática

Tema: Linguagem poética integrada à vida


Turma: 5º 01

Professores: 
Denise da Silva Ribeiro - Ciências
Iraci Jaster Fischer - 5º ano 01
José Ediberto Torizani - Língua Portuguesa
Maria Jovita knihs Daniel - Matemática

Objetivos:

  • Comparar a linguagem utilizada no classificado de jornal e no classificado poético.
  • Interpretar vários tipos de classificados.
  • Utilizar o dicionário para pesquisar o significado de palavras.
  • Motivar-se para recitar classificados poéticos.
  • Identificar qual grupo de planta apresenta flores.
  • Conhecer a função das flores.
  • Identificar as partes de uma flor e sua importância para a planta.
  • Entender como funciona a polinização.
  • Reconhecer a importância do plantio para o meio ambiente.
  • Construir e resolver problemas envolvendo dados referentes ao plantio das flores.
  • Definir medidas próximas do metro, decímetro e do centímetro, utilizando passos, braços e fita métrica.
Palavras-chave: classificados poéticos, flores, polinização, plantio, medidas.

Estratégias e recursos

  • leitura de reportagem jornalística onde constava a homenagem que alunos fariam à poetiza Roseana Murray;
  • comparação entre os classificados de jornal e classificados poéticos;
  • pesquisa no dicionário;
  • produção de classificados de jornal e classificados poéticos - uso do uquinha
  • pesquisa na Internet: biografia da poetisa Roseana Murray e leitura de classificados poéticos
  • conceito sobre flor;
  • explicação sobre a função da flor, partes e polinização;
  • organização de equipes para semeadura das sementes de amor-perfeito, onze horas e petúnias;
  • utilização do piso da sala de aula, a medida dos braços abertos e o tamanho dos passos para definir medidas próximas ao metro, decímetro e centímetro;
  • imaginação: a distância entre a sala de aula e os vasos de flores;
  • utilização da fita métrica para descobrir o real valor dessa distância, fazendo uso da multiplicação ou adição de números decimais;
  • divisão dos alunos em equipes para resolver problemas envolvendo dados reais sobre o plantio das flores;
  • vídeos curtos sobre tipos de flores objetivando a conscientização da importância das flores no meio ambiente.

Recursos Complementares:
Textos
Jornais
Atividades
Dicionários
Sementes de flores
Fita métrica

Recursos Tecnológicos:

Netbooks
Data show
Internet


Cronograma:

07/11/11 -
  • Leitura de reportagem jornalística sobre a flor hemerocale (homenagem à poetisa Roseana Murray).


08/11/11 -
  • Diferença entre os classificados de jornal e classificados poéticos.

09/11/11 -
  • Conceito de flor, função, partes da flor, como ocorre a polinização.
  • Atividades sobre flor (esquematizar e colocar os nomes das partes de uma flor), palavras para serem pesquisadas no dicionário ou em material entregue aos alunos.
  • Vídeos sobre polinização e conscientização para o plantio de flores.
  • Preparação de vasos para semeadura de flores (amor-perfeito, onze horas e petúnia).

10/11/11
  • ATE – Pesquisa com o Netbook (Uquinha) sobre os poemas de Roseana Murray.

11/11/11
  • Elaboração de classificados de jornal e classificados poéticos no Uquinha.

16/11/11
  • Explanação sobre nome científico das flores: amor-perfeito, onze horas e petúnia.

17/11/11 -
  • Esquematização de uma flor (colorir).

21/11/11 -
  • Observação das sementes semeadas.
  • Verificação de modelos de convites para o Café Literário.

23/11/11
  • Definição de medidas próximas do metro, decímetro e do centímetro, utilizando passos, braços e fita métrica.
  • Construção e resolução de problemas envolvendo dados referentes ao plantio de flores.
  • Vídeos sobre os vários tipos de plantas.

30/11/11 -
  • Leitura de poesias.
  • Declamação em sala de aula (ensaio, dicas).
  • Ilustração de classificados poéticos.

06/12/12

  • Socialização do Projeto (Café Literário)
  • Declamação de poesias.
  • Exposição das atividades trabalhadas com os alunos.
  • Apresentação musical (teclado e guitarra).
  • Entrega das mudas de flores aos pais, que foram semeadas pelos alunos.

Atividades desenvolvidas: 
Leitura de reportagem jornalística.
 Comparação entre os classificados de jornal e classificados poéticos.

Pesquisa: no dicionário e internet.
Produção de classificados – uso do uquinha.
Estudo da flor: conceito, função, partes e polinização.
Vídeo - http://www.youtube.com/watch?v=LkaM_GI9NOs 
Organização de equipes para semeadura em vasos.

Estudo das medidas de comprimentos, utilizando o piso da sala de aula, braços abertos e o tamanho dos passos.
Utilização da fita métrica para descobrir a  distância entre a sala de aula e os vasos , fazendo uso da multiplicação ou adição de números decimais.
Resolução de problemas envolvendo dados reais sobre o plantio das flores.
Vídeos objetivando a conscientização da importância das flores no meio ambiente.


Avaliação:
Participação: leitura contrastiva de textos; leitura em voz alta;  pesquisa no dicionário  e na internet; produção de classificados; declamação de poesias; discussão acerca da importância da polinização para perpetuação das espécies; estudo dos nomes científicos das flores semeadas; conceito e importância do sistema de medidas; resolução de problemas.

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX 
RESUMO DA ATIVIDADE
Linguagem poética integrada à vida



Vende-se uma casa encantada
no topo da mais alta montanha.
Tem dois amplos salões
onde você poderá oferecer banquetes
para os duendes e anões
que moram na floresta ao lado.
Tem jardineiras nas janelas,
onde convém plantar margaridas.

Tem quartos de todas as cores
que aumentam ou diminuem
de acordo com o seu tamanho
e na garagem há vagas
para todos os seus sonhos.

Roseana Murray
O tema do nosso trabalho é “Linguagem poética integrada à vida”. O que nos motivou a escolhê-lo foi a leitura da reportagem Nome de flor - Uma hemerocale em homenagem à poetisa, do Jornal A Notícia, 20/10/11.  Nessa reportagem, alunos de uma escola municipal homenageiam a escritora de classificados poéticos, Roseana Murray, com o nome de uma flor.
Como classificados é um dos gêneros textuais elencados na Proposta Curricular de LP para o 5º ano, pensamos em planejar uma sequência didática partindo da comparação entre classificados de jornal e classificados poéticos. Logo, vimos que tranquilamente poderíamos integrar conteúdos das disciplinas Ciências, Língua Portuguesa e Matemática. Sendo assim, elaboramos os seguintes objetivos:  
  • Comparar a linguagem utilizada no classificado de jornal e no classificado poético.
  • Interpretar vários tipos de classificados.
  • Utilizar o dicionário para pesquisar o significado de palavras.
  • Motivar-se para recitar classificados poéticos.
  • Identificar qual grupo de planta apresenta flores.
  • Conhecer a função das flores.
  • Identificar as partes de uma flor e sua importância para a planta.
  • Entender como funciona a polinização.
  • Reconhecer a importância do plantio para o meio ambiente.
  • Construir e resolver problemas envolvendo dados referentes ao plantio das flores.
  • Definir medidas próximas do metro, decímetro e do centímetro, utilizando passos, braços e fita métrica.
A seguir, faremos uma análise do trajeto percorrido, porém ainda não concluído.   
Evidentemente que o uso de outras mídias sempre motiva ainda mais os alunos à aprendizagem de conteúdos. Utilizamos, por exemplo, o data show para projetar imagens de várias maneiras: em movimento ou estáticas, com ou sem som, despertando o interesse deles. Filmamos os alunos fazendo semeadura nos vasos e percebemos o quanto eles gostavam, pois sabiam que seria outra forma de dar visibilidade às atividades desenvolvidas.
Todavia, sabemos que não foi somente o uso de outras mídias ou dos uquinhas que envolveu os alunos durante a realização das atividades. Acreditamos que esses recursos tiveram grande importância no processo, mas outras estratégias, como a semeadura em vasos, a exploração de gêneros textuais,  o uso da fita métrica, por exemplo, fizeram com que os alunos se sentissem motivados a participar das aulas. Portanto, a junção de todas as tecnologias garantiu sucesso durante a aplicação das atividades. 
  
Durante as aulas, foi necessário o uso do dicionário para pesquisar a acepção e a grafia de palavras que apareceram na reportagem ou em classificados, como despensa e dispensa. Foi visível a satisfação dos alunos ao perceberem que palavras com pronúncia tão semelhante são tão diferentes no significado; tão importante foi também descobrir o significado de abreviaturas de palavras do dicionário: sm; sf, adj, v... Cálculos envolvendo números decimais, descobertas de medidas aproximadas do metro e do centímetro etc também foram novidades significativas à turma. 
Apesar de trabalharmos vários conteúdos e propormos diferentes atividades, não perdemos de vista o foco do planejamento. Acreditamos que os encontros para discussão e planejamento das atividades e a presença de dois ou três professores em sala de aula, durante a realização de atividades, contribuíram para que os alunos percebessem o foco do tema do trabalho: “Linguagem poética integrada à vida”. 
Considerando que o trabalho interdisciplinar, o uso de tecnologias, a dinâmica de trabalho em equipe como também a aplicação de regras de convivência já são uma prática nessa turma, era de se esperar que os alunos mantivessem um bom relacionamento durante a execução das atividades. Por exemplo, durante a semeadura nos vasos, eles souberam trabalhar em equipes e em momento algum disputaram espaço; colegas que não trouxeram vaso ou barro não foram discriminados pelo grupo. 
Em relação aos objetivos planejados, podemos dizer, com satisfação, que foram alcançados. Apesar de ainda não ter acontecido o “Café Literário”  (será em 06/12) no qual os alunos recitarão classificados poéticos, foi possível visualizar o envolvimento deles ao selecionar classificados e, durante ensaios em sala, recitá-los aos colegas. Consequentemente, houve aprendizagem de conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais. Outrossim, acreditamos que, devido à importância e à abordagem do tema e à motivação da turma e do grupo de professores envolvidos, poderíamos elaborar outros objetivos e continuar trabalhando... 
Quanto à organização do “Café Literário”, além dos ensaios  de recitação de classificados poéticos, é importante destacar a criação da capa para o convite aos pais e a outras pessoas. Os alunos desenharam em sala. Foi combinado com a turma que esses desenhos seriam avaliados pelos quatro professores envolvidos no projeto e, desses, escolheriam um que melhor representasse o tema trabalhado, para ser a capa do convite. Os trabalhos ficaram muito interessantes, e tamanha foi a alegria da aluna Gabrielle Pereira ao ver seu desenho fotocopiado na capa do convite. 
Sabendo da importância de a escola ser um espaço privilegiado para a (re)construção de conhecimentos, o grupo de professores possibilitou, durante o percurso, que os alunos interagissem muito. Os conhecimentos prévios dos educandos foram o ponto de partida para discussões, reflexões e descobertas de novas definições. Logo, o papel dos educadores foi de mediar a interação dos alunos e instigá-los a confrontar seus conhecimentos prévios com conhecimentos científicos. Foram oportunizadas a eles atividades práticas, prazerosas e, portanto, significativas à aprendizagem dos conteúdos propostos. 
No tocante aos equipamentos e aos programas, felizmente a maioria deles funcionaram a contento. Como ainda não há internet em sala de aula, os alunos foram ao ATE e acessaram tranquilamente o site da autora Roseana Murray para ler sua biografia e classificados poéticos criados por ela. O data show funcionou muito bem, as imagens ficaram muito nítidas. Todavia, em relação aos uquinhas, quatro alunos não puderam usá-los, pois estavam em manutenção. Mesmo assim, conseguiram produzir seus classificados poéticos no caderno, que depois foram digitados pela professora Iraci. Como alguns alunos não conseguiram concluir a atividade em sala, terminaram-na em casa (fazendo uso do uquinha). Além disso, todos os estudantes levaram para casa algo concreto que foi a semeadura das sementes.  Os vasos que se encontram na escola e que na data que acontecerá o café  literário serão entregues, farão parte da sua rotina diária. Cuidar do seu vaso de flor, conscientizando  de que precisamos respeitar o meio ambiente, sendo exemplo para a sua família.
Consideramos que o trabalho foi bem desenvolvido, significativo tanto para os alunos como para nós, professores. Todavia, sabemos  que qualquer projeto sempre pode ser aprimorado. Se tivéssemos mais tempo para nos reunir, evidentemente que poderíamos desenvolver outras atividades, como já destacamos, outros objetivos poderiam ser pensados, talvez envolvendo outras disciplinas, possibilitando aos alunos outras relações e, com certeza, novas descobertas. 
No que tange à forma de aprender de nossos alunos, diríamos que: 
1- eles têm sede em apreender o conteúdo de forma dinâmica, significativa (e também prazerosa); 
2- a interdisciplinaridade é o caminho mais adequado para haver maior aprendizagem; 
3- é necessário que os professores tenham possibilidade de encontros para promover mais atividades em conjunto, entre  outros.
 
Avaliando o percurso (provisoriamente concluído) feito por nós, podemos dizer que um projeto como esse é de extrema relevância à sociedade. Temas relacionados ao meio ambiente sempre podem (e devem) ser trabalhados com qualquer turma. Plantas e flores, por exemplo, são conteúdos que merecem um olhar especial e poético! As pessoas de modo geral veem o mundo de forma muito racional, objetiva. A escola, portanto, deve possibilitar aos alunos enxergar esse mundo com subjetividade, sentimento, vendo o quanto as flores são belas e necessárias à vida... É preciso enxergar com os olhos do coração para ver quanta beleza há ao nosso redor e sentir o perfume que a poesia exala no ar...

PROCURA - SE

Procura - se um equilibrista
que saiba caminhar na linha
que divide a noite do dia
que saiba carregar nas mãos
um fino pote cheio de fantasia
que saiba escalar nuvens arredias
que saiba construir ilhas de Poesia
na vida simples de todo dia.

Roseana Murray

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