Sequência Didática
Tema: Valorização da Vida
Turma: 9º Ano 02
Educadoras Envolvidas: Adriana C. Delphino Marquardt – Cleusa Schmidt Krüger
Objetivo: Refletir sobre os diversos pensamentos e músicas referente a valorização da vida.
Justificativa:
Todas as temáticas trabalhadas durante o ano letivo tiveram como objetivo geral refletir sobre as diferentes respostas das religiões referente a vida e a morte e a contribuição para a valorização da vida.
Os assuntos foram gerados em torno da vida e da morte, pois são realidades em constante movimento.
Na disciplina de Ensino Religioso essas temáticas foram trabalhadas a luz do fenômeno religioso. Educar para a valorização da vida é realizar um permanente trabalho de conscientização e este foi o propósito do ano inteiro.
Avaliação:
A avaliação é processual e diante disso avaliamos o processo e a finalização do trabalho.
Instrumentos de Avaliação:
- Pesquisa;
- Apresentação dos Trabalhos;
Critérios de Avaliação:
Pequisa:
-Empenha-se no decorrer das pesquisas
-Utiliza fontes variadas
-Apresenta argumentação coerente
-Retira dos textos as informações solicitadas ou importantes para sua pesquisa
-Busca informações para ampliar seus conhecimentos (atitude de pesquisador)
Apresentação dos Trabalhos:
- Argumenta com coerência
-Fala espontaneamente (fala sem ser solicitado)
-Faz comentários que contribuem para a discussão
-Sabe ouvir e respeita a opinião dos colegas
-Demonstra domínio do conteúdo estudado
-Demonstra criatividade
-Demonstra ampliação de vocabulário e de conhecimentos
Relatório do trabalho sobre a Valorização da Vida
O trabalho foi realizado a partir de um desafio proposto aos alunos. Os mesmos tiveram que pesquisar músicas e pensamentos sobre a valorização da vida utilizando diversos recursos multimídias para organizar e apresentar o trabalho.
O envolvimento dos alunos foi significativo referente a temática, pois foi um encerramento dos conteúdos do ano letivo que teve como objetivo refletir sobre as diferentes respostas das religiões referente a vida e a morte e a contribuição para a valorização da vida.
Para a organização e apresentação dos trabalhos utilizamos diversos recursos:
- UCA;
- Projetor Proinfo;
- Caixa de Som;
No momento das apresentações o projetor proinfo não fez a leitura de alguns trabalhos que continham músicas nos slides apresentados referente aos slides de pensamentos sobre o tema. Diante desse problema os alunos de forma muito rápida conseguiram solucionar o problema, utilizando o UCA com a música na caixa de som e o projetor multimídia para apresentar os slides.
Os alunos colaboraram uns com os outros no andamento do trabalho, por exemplo, um grupo ajudou o outro nos momentos da apresentação,em compartilhar músicas e imagens e em trocar ideias e dicas na elaboração do trabalho.
Os alunos foram totalmente autônomos, desde que os slides estivessem de acordo com a temática. O trabalho teve início na escola e a sua finalização em casa.
Percebemos que os alunos possuem facilidade em utilizar os recursos tecnológicos, o conteúdo das apresentações proporcionaram a reflexão da importância de se trabalhar o tema vida e morte para a valorização da vida.
As apresentações nos fizeram refletir sobre os momentos vividos e as mudanças que ocorrem diariamente em nossas vidas e que futuras mudanças fazem parte da vida. “A vida não teria sentido se não houvesse mudanças”.
A parceria na educação também faz parte de uma mudança importantíssima para o ensino e aprendizagem do aluno.
Nenhum comentário:
Postar um comentário