segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Atividade do Módulo IV da Formação do ProUCA - 4º ano

Plano de Aula

Autores: Denise Ribeiro Pacheco
                Dionara  Radünz Bard

Professora parceira: Silvana Witkoski

Instituição: E.M.E.F. Erich Blosfeld

Turma: 4º  ano

Disciplina: Ciências/Geografia/Língua Portuguesa

Título: Plantas

Conteúdo:  Plantas

Objetivos:

  • Rever conceitos relativos às plantas (o que são, tipos, classificação, função, formas de reprodução, utilização).
  • Conhecer e utilizar recursos e programas tecnológicos (computadores, máquinas e filmadoras digitais, impress, vídeo /DVD)
  • Conhecer e aplicar procedimentos de pesquisa.
  • Aprender acerca da planta brasileira pesquisada - seu habitat, dados técnicos, formas de reprodução.
  • Ampliar  a capacidade de expressão oral, síntese e argumentação por meio da apresentação do material elaborado.
  • Analisar e compreender conceitos científicos em meio a uma história literária.
  • Compreender conceitos relativos a áreas destruídas, preservadas e recuperadas (reflorestadas).


Duração das atividades: 8 aulas

Conhecimentos prévios ( dos alunos, em relação ao conteúdo):
  •   Plantas (conceito, partes, classificação);  
  •   Plantas regionais (catarinenses);
  •   Quais plantas conhecem - nome comum e científico;
  •   Quais plantas têm em casa (ou que sabem que são nativas)

Mapa Conceitual






Estratégias e recursos:

1º momento: Conversação em sala de aula sobre as plantas existentes em nossa região, suas características, classificação, tipos, como se reproduzem, se têm ou não flores, frutos e sementes. A professora também conversará com os alunos sobre as plantas que eles conhecem, quais têm em suas casas; as diferenças entre as plantas exóticas, as endêmicas e nativas. Ampliando o tema, discutir como as diferenças geográficas (condições climáticas, de relevo, etc) afetam o desenvolvimento das plantas. Para finalizar este primeiro momento, cada aluno levará para casa uma folha em branco, na qual deverá registrar, em forma de desenho e escrita, uma planta que tiver em casa ou nas cercanias de sua residência, com a maior quantidade possível de informações observadas.

2º momento: No Ambiente Tecnológico Educacional (ATE), os alunos farão uma busca inicial por 3 (três) plantas originárias do Brasil para, em seguida, escolher uma planta apenas. Com o nome da planta definido, cada aluno deverá pesquisá-la, utilizando sites da Internet (com navegação à deriva, a princípio, sendo que, em seguida, a pesquisa será automaticamente mais refinada) e livros da biblioteca escolar, a fim de preencher a Ficha da Planta, além de coletar imagens na Internet e salvá-las em uma pasta.

3º momento: Novamente no ATE, os alunos irão digitar as informações que registraram na FICHA DA PLANTA, salvando-as na mesma pasta que já contem as imagens pré-selecionadas. Em seguida, com auxílio da professora e das autoras deste planejamento, as fichas de observação (momento 1), os textos e imagens das plantas pesquisadas serão organizados num programa de slides (Impress), formando uma apresentação (PLANTAS BRASILEIRAS) que será postada no site da escola. A apresentação deverá conter título e o nome das plantas apresentadas, as imagens e informações descobertas.

4º momento: Contação da história A maior flor do mundo, de José Saramago, acompanhada do filme (postado no site da escola) feito a partir deste livro. Discussão e análise da obra, na biblioteca, durante a aula de leitura, com a  bibliotecária. Em sala, discutir os conceitos abordados na história (áreas preservadas, desmatadas, recuperadas), perguntando aos alunos o que eles sabem do assunto e se conseguiriam observar nos entornos da escola, da casa e no caminho entre esses espaços, exemplos dessas situações. Num dia posterior, separar a turma em grupos de 3 ou 4 alunos, entregar para cada grupo máquinas e filmadoras digitais, para que façam filmagens curtas, para que cada grupo percorra a área em torno da escola e faça pequenos filmes mostrando áreas devastadas, recuperadas e preservadas. Estes vídeos serão editados e postados no site da escola.

5º momento: Apresentação dos trabalhos realizados (slides com a pesquisa e vídeos) para o grande grupo, utilizando o projetor de imagens, no ATE da escola. Os alunos do 3º e do 5º anos serão convidados para assistirem as apresentações.

Recursos complementares:

  • Pen drive
  • Cópia da Ficha da Planta


           Ficha Técnica da Planta

  • Nome popular: ____________________________________________
  • Nome científico: ___________________________________________
  • Origem: __________________________________________________  
  • Habitat: __________________________________________________  
  • Crescimento/porte:     pequeno ( ) médio ( ) grande ( )   
  • Tamanho: ________________________________________________  
  • Reprodução:     ___________________________________________   
  • Possui floração? ___________ Época de floração: _____________  
  • Cor das flores: ________________________________   
  • Fruto: ________ Carnosos ( ) secos ( ) Cor:__________Odor:____ 
  • Possui sementes: _________ Cor:______________ Odor:________  
  • Casca: com    espinhos ( ) acúleos ( ) protuberâncias ( )   
           Sobre o uso da planta:   
  • Qual     parte da planta é utilizada? __________________________
  • Para que serve? __________________________________________   
  • Se for para medicação, como prepara o remédio? _____________
     ___________________________________________________________
  • Há contra indicação? _____________________________________

  • Revistas, livros (paradidáticos e enciclopédias) sobre plantas
  • Máquinas e filmadoras digitais;
  • Vídeo (DVD) - Barsa Planeta - Plantas
  • Livro A maior flor do mundo (José Saramago. A maior flor do mundo. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2001) e o vídeo dessa história, disponibilizado no Youtube.

Avaliação: Durante o processo será verificado se o aluno é capaz de reconhecer que as plantas constituem um grupo de seres vivos com características próprias que as diferenciam dos outros grupos de seres vivos, se as plantas escolhidas para a pesquisa são, de fato, brasileiras, bem como suas habilidades para realizarem as buscas de informações e imagens, através das estratégias e dos recursos utilizados. Além disso, os desenhos e registros feitos pelos alunos (1º momento) serão avaliados em suas apresentações (observação de detalhes, similaridade com o objeto real, estética); bem como as FICHAS DAS PLANTAS, com as quais se observará se os dados estão corretamente preenchidos e posteriormente digitados de forma adequada. Se compreenderam os conceitos de áreas devastadas, recuperadas e preservadas, por meio das filmagens que realizarem. Por fim, os alunos serão avaliados durante a apresentação do trabalho final, que envolverá alunos de outras turmas, observando-se sua capacidade oral e conhecimentos adquiridos.

Relatório:

A sequência didática está sendo aplicada na escola Erich Blosfeld, a qual não participa do programa UCA. Portanto, para a realização do trabalho utilizamos o A.T.E., através de agendamentos semanais.
Nos momentos em que tive a oportunidade de acompanhar a turma, pude perceber a importância de utilizar recursos tecnológicos no processo ensino/aprendizagem. Por meio deles, as crianças tornam-se sujeitos responsáveis pela construção de seus conhecimentos.O fato dessa escola não fazer parte do programa UCA, dificulta um pouco  os procedimentos pois nem todos os alunos tem computador em casa (não dominando os recursos da máquina), e também pelo tempo em que o A.T.E. encontra-se disponível para eles. 

Um comentário:

  1. Parabéns aos professores envolvidos neste projeto, pois vocês relacionaram o conhecimento prévio do aluno sobre a realidade com o conhecimento científico aprofundando o conhecimento sobre as plantas. Muito legal!

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